data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Lucas Uebel (Grêmio)
Jogadores gremistas comemoram o gol marcado por Alisson, em Pituaçu
O Grêmio venceu o Bahia, na noite desta quinta-feira, em Salvador, pela 9ª rodada do Brasileirão e se afastou das últimas posições da tabela. Alisson, no primeiro tempo, e Darlan, na etapa complementar, fizeram os gols que deram a vantagem ao time gaúcho. Boa parte do triunfo pode ser creditada ao goleiro Vanderlei, que fez grandes defesas e parou o ataque do time comandado pelo rosariense Claudio Prates, o Claudinho.
Sem seis titulares, Grêmio duela com o Bahia em Salvador
O jogo
Dono da casa, o Bahia começou melhor no Estádio de Pituaçu. Logo a um minuto, Gilberto chutou forte, cruzado, e obrigou Vanderlei a fazer boa defesa. Aos 20, Rodriguinho finalizou de fora da área e o arqueiro gremista fez outra bela intervenção. No ataque seguinte, o zagueiro Juninho ganhou de Vanderlei, e Gilberto, com o gol aberto, cabeceou para fora.
Passado o ímpeto inicial dos baianos, o Grêmio abriu o placar. Aos 23, Cortez bateu lateral para a área, Diego Souza escorou de cabeça, e Alisson, de primeira, concluiu forte e colocou na rede: 1 a 0 Tricolor. Aos 27, a equipe de Renato Portaluppi poderia ter ampliado, mas Alisson e Darlan não aproveitaram as chances. Ainda no primeiro tempo, Diego Souza, de cabeça, e Isaque, em chute da entrada da área, erraram o alvo e os primeiros 45 minutos ficaram mesmo na vantagem mínima para o Grêmio.
Na volta do intervalo, o Bahia partiu em busca da igualdade e parou em Vanderlei. Aos seis minutos, Gilberto invadiu a área e o goleiro gremista saiu bem da meta e fechou o ângulo. Dois minutos depois, o time gaúcho marcou o segundo. O canhoto Everton deu belo passe para Darlan, que finalizou forte, no alto, e decretou o 2 a 0.
Aos 18, Matheus Henrique foi expulso por levar o segundo cartão amarelo. Aos 32, Gregore entrou de forma violenta em Orejuela e também recebeu o cartão vermelho. Daí em diante, o Bahia foi todo pressão, mas o Grêmio, e principalmente o goleiro Vanderlei, garantiram o 2 a 0.
Com o resultado, o Tricolor foi a 11 pontos e subiu para a 10ª posição na tabela. No domingo, às 16h, na Arena, o Grêmio recebe o Fortaleza.
Brasileirão - 9ª rodada - Bahia 0 x 2 Grêmio
Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba (Jadson), Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Edson (Rossi),Daniel (Clayson) e Rodriguinho (Marco Antônio); Élber e Gilberto (Elton)
Técnico: Claudio Prates (interino)
Grêmio: Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Darlan (Rodrigues), Matheus Henrique, Alisson (Guilherme Azevedo), Isaque (Rildo) e Everton (Lucas Silva); Diego Souza (Luiz Fernando)
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Alisson e Darlan (G)
Expulsões: Matheus Henrique (G) e Gregore (B)
Arbitragem: José Mendonça da Silva Júnior, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Jefferson Cleiton Piva da Silva (trio do PR)